Fundação Universidade Federal de Mato Grosso CGC - 33.004.540/0001-00
Av. Fernando Correa da Costa s/n
Cuiabá - MT
Mantida
(UFMT) Universidade Federal de Mato Grosso
(CUR) Campus Universitário de Rondonópolis
Rodovia Rondonópolis‑Guiratinga km 06
CEP: 78.735-901 – Bairro Jardim Mansões Douradas
Rondonópolis – MT
Unidade
Instituto de Ciências Exatas e Naturais
Departamento de Ciências Biológicas
Telefone: 3410-4012
Reitora: Profª Maria Lucia Cavalli Neder
Vice‑Reitor: Prof. Dr. Francisco José Dutra Souto
Pró‑Reitora de Ensino e Graduação: Profª. Dr.ª Myrian Thereza de Moura Serra
Diretor do ICEN: Prof. Manoel Benedito Nirdo Campos
A construção da cidadania depende de muitas coisas. Entre elas, o acesso à informação. A importância do Biólogo na construção do país tem crescido muito nos últimos anos, particularmente graças a uma compreensão cada vez mais generalizada de que o processo de destruição dos ambientes naturais, além de irreversível, traz danos econômicos, estéticos e éticos e à qualidade de vida individual, indiscriminadamente à população. A responsabilidade do biólogo, desse modo, cresce na mesma medida.
Para que o biólogo possa assumir profissionalmente esse novo papel na sociedade, é necessária formação acadêmica que contemple as exigências do perfil do profissional em Ciências Biológicas, capaz de identificar problemas e necessidades atuais e perspectivas da sociedade, além de desenvolver atividades educacionais em diferentes níveis.
O Curso de Ciências Biológicas foi concebido para atender as exigências do perfil do profissional em Ciências Biológicas. É oriundo do Curso de Licenciatura Curta em Ciências, criado em 1988 sob o regime de crédito semestral, que posteriormente em 1994 passou de crédito semestral para o regime seriado anual e em 2004 retornou ao regime de crédito semestral.
1.1.1. Objetivo Geral:
O Curso de Ciências Biológicas, oferecido pelo Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Campus Universitário de Rondonópolis (UFMT), tem como objetivo principal formar profissionais na área das Ciências Biológicas, para o exercício do magistério no ensino fundamental e médio, atendendo a demanda da rede pública e particular. Esses profissionais adquirem, também, condições de atuar no ensino superior, quer seja pela fundamentação teórica suscitada durante o curso, quer seja pela experiência com a pesquisa.
1.1.2. Objetivos Específicos:
Os objetivos fundamentais da Licenciatura em Ciências Biológicas são:
- Formar professores para o ensino de Ciências Biológicas no Ensino Fundamental e Biologia no Ensino Médio;
- Habilitar o aluno a atuar em pesquisa básica e aplicada nas diferentes áreas das Ciências Biológicas;
- Formar profissionais para desempenhar atividades da profissão de Biólogo conforme Decreto nº 88.438 de 28/06/1983;
- Desenvolver conhecimentos que permitam observar e interpretar, com uma visão integradora e crítica, os fenômenos da natureza, os processos biológicos e tecnológicos correspondentes;
- Desencadear o compromisso com a conservação da biodiversidade através do domínio de conhecimentos inerentes à biologia.
Fonte: Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, aprovação descrita na Resolução do CONSEPE nº 126 de 11 de Agosto de 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário