sexta-feira, 23 de julho de 2010

Institualização e Concepção do Curso

Mantenedora
Fundação Universidade Federal de Mato Grosso CGC - 33.004.540/0001-00
Av. Fernando Correa da Costa s/n
Cuiabá - MT

Mantida
(UFMT) Universidade Federal de Mato Grosso
(CUR) Campus Universitário de Rondonópolis

Rodovia Rondonópolis‑Guiratinga km 06
CEP: 78.735-901 – Bairro Jardim Mansões Douradas
Rondonópolis – MT

Unidade
Instituto de Ciências Exatas e Naturais
Departamento de Ciências Biológicas

Telefone: 3410-4012
Reitora: Profª Maria Lucia Cavalli Neder
Vice‑Reitor: Prof. Dr. Francisco José Dutra Souto
Pró‑Reitora de Ensino e Graduação: Profª. Dr.ª Myrian Thereza de Moura Serra
Diretor do ICEN: Prof. Manoel Benedito Nirdo Campos
Chefe de Departamento: Dr. Hilton Morbeck de Oliveira
Coordenador do Curso: Msc. Claudionor de Oliveira


1.1. Concepção

A construção da cidadania depende de muitas coisas. Entre elas, o acesso à informação. A importância do Biólogo na construção do país tem crescido muito nos últimos anos, particularmente graças a uma compreensão cada vez mais generalizada de que o processo de destruição dos ambientes naturais, além de irreversível, traz danos econômicos, estéticos e éticos e à qualidade de vida individual, indiscriminadamente à população. A responsabilidade do biólogo, desse modo, cresce na mesma medida.

Para que o biólogo possa assumir profissionalmente esse novo papel na sociedade, é necessária formação acadêmica que contemple as exigências do perfil do profissional em Ciências Biológicas, capaz de identificar problemas e necessidades atuais e perspectivas da sociedade, além de desenvolver atividades educacionais em diferentes níveis.

O Curso de Ciências Biológicas foi concebido para atender as exigências do perfil do profissional em Ciências Biológicas. É oriundo do Curso de Licenciatura Curta em Ciências, criado em 1988 sob o regime de crédito semestral, que posteriormente em 1994 passou de crédito semestral para o regime seriado anual e em 2004 retornou ao regime de crédito semestral.
Atualmente, passa pelo processo de adaptação entrando em conformidade com a aprovação do Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas descrito na Resolução do CONSEPE nº 126 de 11 de Agosto de 2009, cuja entrou vigor a partir do ano letivo de 2010.



1.1.1. Objetivo Geral:

O Curso de Ciências Biológicas, oferecido pelo Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Campus Universitário de Rondonópolis (UFMT), tem como objetivo principal formar profissionais na área das Ciências Biológicas, para o exercício do magistério no ensino fundamental e médio, atendendo a demanda da rede pública e particular. Esses profissionais adquirem, também, condições de atuar no ensino superior, quer seja pela fundamentação teórica suscitada durante o curso, quer seja pela experiência com a pesquisa.

1.1.2. Objetivos Específicos:

Os objetivos fundamentais da Licenciatura em Ciências Biológicas são:

  • Formar professores para o ensino de Ciências Biológicas no Ensino Fundamental e Biologia no Ensino Médio;
  • Habilitar o aluno a atuar em pesquisa básica e aplicada nas diferentes áreas das Ciências Biológicas;
  • Formar profissionais para desempenhar atividades da profissão de Biólogo conforme Decreto nº 88.438 de 28/06/1983;
  • Desenvolver conhecimentos que permitam observar e interpretar, com uma visão integradora e crítica, os fenômenos da natureza, os processos biológicos e tecnológicos correspondentes;
  • Desencadear o compromisso com a conservação da biodiversidade através do domínio de conhecimentos inerentes à biologia.

Fonte: Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, aprovação descrita na Resolução do CONSEPE nº 126 de 11 de Agosto de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário