Ementário

RESOLUÇÃO CONSEPE N.º 126, DE 11 DE AGOSTO DE 2009. Aprova a Alteração do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, do Instituto de Ciências Exatas e Naturais, do Campus Universitário de Rondonópolis, da Universidade Federal de Mato Grosso, criado pela RESOLUÇÃO CD Nº040/1988. . Currículo Pleno do Curso de Ciências Biológicas em Regime de Crédito de acordo com a Resolução CNE/CP 1, 2 E 3/2002, composto pelo seguinte ementário (O símbolo * indica pré ou co-requisito):

EMENTAS DAS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

58.0 - Biologia Celular – 60 h

Características dos seres vivos. Classificação biológica – Reinos. Regras de nomenclatura e categorias taxonômicas. Padrões celulares – célula eucariótica e procariótica. Métodos de estudo da célula. Composição química da célula. Estudo da célula eucariótica e seus constituintes. Ciclo celular – mitose e meiose. Processos de obtenção de energia – fotossíntese e respiração.

58.1 – Prática de Ensino em Laboratório de Biologia – 90 h

Evolução da microscopia. Partes do microscópio ótico. Tipos de microscópio. Utilização de lupas. Principais técnicas utilizadas no laboratório. Corantes. Vidrarias. Aparelhos. Preparação de lâminas permanentes. Técnicas de coleta, fixação e conservação de animais e vegetais.

58.2 - Química Geral e Orgânica – 60 h

Estrutura atômica. Tabela periódica e propriedades periódicas dos elementos. Ligação química. Equações químicas. Funções químicas. Química descritiva de metais e não-metais. Funções orgânicas dos hidrocarbonetos aromáticos benzênicos e seus derivados. Funções orgânicas dos álcoois, éteres, ésteres, fenóis, aldeídos, cetonas. Funções orgânicas dos ácidos carboxílicos e seus derivados funcionais. Funções orgânicas das aminas.

58.3 - Metodologia Científica – 60 h

Normas da ABNT. Pesquisa científica. Trabalhos científicos. Elaboração de monografia. Relatório de pesquisa. Seminários. Resumo de trabalho científico. Elaboração de fichas para atividades práticas.

ED.1. Políticas Públicas Educacionais e Legislação do Ensino – 60 h

Política educacional, organização e funcionamento do ensino nos períodos: de 1.930 a 1.964 – Reforma Campos, Reforma Capanema, Reforma LDB (n.o 4.024/61); de 1.964 a 1.984 – Reforma Universitária (n.o 5540/82). A educação brasileira pós 1.984 – Nova LDB e suas leis e portarias complementares. A política educacional de Mato Grosso: históricos, planos estaduais de educação. A carreira de professores e especialistas em Mato Grosso.

58.4 - Bioquímica Básica – 60 h*

Funções orgânicas de interesse bioquímico (química orgânica). As Biomoléculas e os alimentos. Carboidratos. Lipídeos. Aminoácidos e proteínas. Enzimas. Ácidos nucléicos. Vitaminas e coenzimas. Metabolismo dos carboidratos e lipídeos. Metabolismo da proteína. Biossíntese. Bioquímica hormonal. Princípios de genética molecular.

58.5 - Embriologia – 60 h

Reprodução sexuada e assexuada: tipos de fecundação, desenvolvimento, gametogênese. Fecundação externa e interna. Estudo descritivo e comparativo da segmentação. Noções de gastrulação nas aves, mamíferos e anfíbios. Origem e destino do mesoderno. Origem e destino do ectoderno e endodermo. Papel dos organizadores secundários e terciários na organogênese. Formação dos anexos embrionários nas aves e mamíferos. Implantação e nidação. Malformações congênitas. Elementos de embriologia molecular.

58.6 - Geologia e Paleontologia 75 h

Estudo de Terra, dinâmica e equilíbrio dos processos geológicos. Mineralogia. Petrologia. Intemperismo e formação dos solos. Mineralogia e química do solo. Estratigrafia e tempo geológico. Noções de geomorfologia. Noções de geologia do Brasil. Noções de classificação dos solos. Importância geocronológica dos fósseis. Paleontologia dos invertebrados. Paleontologia dos vertebrados. Paleobotânica. Documentação paleontológica brasileira. Palinologia. Paleontologia e estratigrafia.

58.7 - Física Geral – 60 h

Leis de movimento. Cinemática. Força e Movimento. Trabalho e energia. Dilatação térmica. Leis de termodinâmica. Eletromagnetismo. Ótica. Ondas.

58.8 - Invertebrados I – 60 h

Diversidade e organização de animais, principais regras de nomenclatura zoológica, origem, evolução, morfologia, fisiologia, classificação, filogenia, interesse econômico dos protozoários, poríferos, cnidários, ctenóforos, platelmintos, nematódea, rotífera, gastrotricha.

58.9 - Biofísica Geral– 60h

Biofísica da Circulação. Biofísica da Respiração. Biofísica da Visão. Biofísica da Audição. Radioatividade. Radiobiologia.

58.10 Biologia das Plantas Inferiores – 60 h

Estudo das algas, fungos, liquens, briófitas e pteridófitas sob o ponto de vista sistemático, morfológico, biológico, fisiológico, ecológico e distribuição.

58.11 Prática de Ensino em Didática de Ciências Biológicas – 90 h

A didática no contexto educativo. Os objetivos da educação. A metodologia do ensino. A avaliação da aprendizagem. O planejamento de ensino. Parâmetros curriculares nacionais. Elaboração e utilização de recursos de ensino. Escolha do livro didático para o ensino de Ciências Físicas e Biológicas, Biologia e Programa de Saúde.

58.12 Histologia Animal I – 60 h

Origem dos tecidos. Classificação dos tecidos. Tecidos epiteliais. Tecido conjuntivo. Sangue e células sanguíneas. Tecidos cartilaginosos. Tecido ósseo. Tecidos musculares. Tecido nervoso.

58.13 Invertebrados II – 60 h*

Origem, evolução, morfologia, fisiologia, classificação, filogenia, interesse econômico dos filos, Mollusca Annelida, Artropodos, Echinodermata.

ED.2.Psicologia da Educação - 75 h

Estudo de processo da aprendizagem: Gestalt, Skinner, Rogers, Bruner. A natureza das teorias e seus antecedentes históricos A Psicologia como Ciência. A natureza interdisciplinar da Psicologia. A necessidade do conhecimento da psicologia educacional para explicar situações educacionais e escolares. A psicologia do desenvolvimento de Piaget. Aspectos do desenvolvimento afetivo psicomotor.

58.14 Botânica Geral – 60 h

Classificação geral dos organismos vegetais. Morfologia vegetativa e reprodutiva das gimnospermas e angiospermas. Reprodução sexuada e vegetativa.. Métodos e técnicas de coletas e preservação.

58.15 Histologia Animal II – 60 h*

Aparelho circulatório. Órgãos linfóides. Pele e anexos. Aparelho respiratório. Aparelho digestivo. Aparelho urinário. Glândulas endócrinas.

58.16. Bioestatística – 75 h

Fases de um projeto. Amostragem. Apresentação Tabular e Gráfica dos Dados. Medidas de Tendência Central. Medidas de Dispersão. Método de Estimativa de População.

Estatística Descritiva. As Séries Estatísticas. Distribuição de Freqüência. Apresentação gráfica. Medidas de Posição. Medidas de Dispersão. Correlação e Regressão.

58.17 Microbiologia Geral – 60 h

Objetivos e evolução da microbiologia. Caracterização e classificação dos microrganismos. Morfologia e ultra-estrutura bacteriana. Cultivo de bactérias. Crescimento bacteriano. Culturas puras e características culturais. Enzimas e sua regulação. Metabolismo bacteriano. Fungos. Controle de microrganismos. Vírus. Genética bacteriana.

58.18 Prática de Ensino de Ciências e Biologia – 120h*

Ética profissional. Treinamento em habilidades técnicas de ensino.Elaboração e construção de instrumental de auxilio ao ensino na pedagogia construtivista, referentes a ciências Biológicas. Utilização de recursos audiovisuais para o ensino de Ciências Físicas e Biológicas no ensino Fundamental e Biologia e Programa de Saúde no ensino Médio Elaboração de instrumentos para o estágio.

58.19 Anatomia Humana – 60 h*

Introdução. Sistema esquelético. Articulações. Sistema muscular. Sistema nervoso. Sistema circulatório e linfático. Sistema respiratório. Sistema digestivo. Sistema urinário. Sistema genital. Sistema endócrino. Sistema tegumentar.

58.20 Anatomia das Plantas Vasculares 60 h

Estudo da estrutura da célula vegetal. Estudo dos tecidos meristemáticos, de proteção, de sustentação e de condução do corpo primário e secundário da planta. Estrutura primária e secundária da raiz e do caule. Estrutura da folha em relação ao ambiente.

58.21 Entomologia Geral – 60 h

Arthropoda. Morfologia dos insetos. Biologia dos insetos. Ecologia. Sistemática. Coleta e conservação. Controle biológico.

58.22 Estágio Supervisionado de Ciências I – 120h*

Elaboração do plano de estágio.Definição do local do estágio.Desenvolvimento de atividades de participação, regência de Ciências Físicas e Biológicas no ensino fundamental e/ ou atividades de extensão e pesquisa além de participar de outras atividades científicas culturais que a escola estiver realizando no período do estágio. Relatório de estágio.

58.23 Zoologia dos Cordados I – 60 h

Origem, evolução, morfologia, fisiologia, classificação, filogenia, interesse econômico. Filo Protochordata e Chordata. Subfilo vertebrata. Ramos Aguata e Gnasthomata. Superclasse Peixes. Classe Cyclostomata. Classe Chondrichthyes. Classe Osteichthyes. Super classe Tetropoda.

58.24 Ecologia Geral – 75 h

Principais níveis de organização ecológica. Ecologia e Ciências do Ambiente. Ambiente Físico e químico. Ciclos biogeoquímicos. Interface clima-vegetação. Biomas com ênfase no Brasil. Transferência de energia e produtividade nos ecossistemas. Características gerais do ambiente. Ecologia de populações. Ecologia das comunidades. Ecologia de comportamento. Fatores limitantes. Alterações climáticas globais e suas implicações na poluição ambiental. Planejamento e proteção do meio ambiente.

58.25 Fisiologia Vegetal – 60 h*

Fotossíntese aplicada. Respiração. Nutrição mineral. Relações hídricas. Transporte de soluto orgânico. Desenvolvimento vegetativo e reprodutivo. Dormência e germinação. Hormônios vegetais e as respectivas funções. Fotoperiodismo e tactismo no crescimento e desenvolvimento vegetal.

58.26 Estágio Supervisionado de Ciências II – 120 h*

Elaboração do plano de estágio.Definição do local do estágio.Desenvolvimento de atividades de participação, regência de Ciências Físicas e Biológicas no ensino fundamental e/ ou atividades de extensão e pesquisa além de participar de outras atividades científicas culturais que a escola estiver realizando no período do estágio. Relatório de estágio

58.27 Zoologia dos Cordados II - 60 h

Origem, evolução, morfologia, fisiologia, classificação, filogenia, interesse econômico – Classe Reptília, Classe Aves, Classe Mammalia.

58.28 Imunologia – 60 h*

Mecanismo de resistência do hospedeiro. Tecidos imunologicamente ativos. Estudo da resposta imunonuclear e humoral. Antígenos, anticorpos, resposta antígeno-anticorpo. Hipersensibilidade, tolerância imunológica, imunossupressão, doenças auto-imunes.

58.29 Prática de Ensino em Ciências do Ambiente – 90 h

Introdução. A intervenção do homem na natureza. Conceitos básicos de ecologia. Estruturas ecológicas das cidades. Sistemas urbanos. Origem das cidades. O ambiente terrestre. Ambiente aquático. O uso da água de superfície e subterrânea. Energia. Ambiente e sociedade. Resíduos sólidos. Efluentes domésticos e industriais. Agroecologia Legislação ambiental. Noções básicas sobre Avaliação de Impactos Ambientais: ALA, ELA, RIMA.

58.30 Genética Básica – 60 h

Introdução. Cromossomos e divisão celular. Segregação e combinação independentes. Interação genótipo – ambiente. Herança relacionada ao sexo. Variação fatorial. Mutação. Alelos múltiplos. Variação numérica dos cromossomos. Variações estruturais dos cromossomos. Ação gênica. Duplicação. Transcrição. Tradução.

58.31 Fisiologia Humana – 60 h*

Introdução. Processamento e informações nos sistemas nervoso e sensorial. Coordenação neural de informações. Mecanismos químicos e reguladores. Contração muscular. Fisiologia do sistema digestivo. Fisiologia do sistema hematopoiético. Fisiologia do sistema cardiovascular. Fisiologia do sistema respiratório. Fisiologia de sistema renal. Sistema endócrino e reprodutor. .

58.32 Parasitologia Humana – 75 h

Introdução. Parasitologia. Relação parasito-hospedeiro. Principais doenças causadas por protozoários, platelmintos e nematelmintos. Artrópodes como vetores de doenças. Principais doenças transmitidas por artrópodes em nível regional e nacional. (As atividades Acadêmicas Ciêntífico Culturais serão definidas pelo professor com a participação do colegiado de curso)

58.33 Estágio Supervisionado de Biologia I – 90 h*

Elaboração do plano de estágio.Definição do local do estágio.Desenvolvimento de atividades de participação, regência de Biologia e Programa de Saúde no ensino Médio e/ ou atividades de extensão e pesquisa além de participar de outras atividades científicas culturais que a escola estiver realizando no período do estágio. Relatório de estágio.

58.34 Genética de Populações – 60 h*

Fundamentos da estrutura gênica de populações. Equilíbrio de Hardy-Weiinberg e efeitos de migração, mutação e seleção. Freqüência gênica em populações pequenas e oscilação gênica. Desvios de panmixia, endogamia e cruzamento preferencial. Genética da especiação. Seleção. Adaptação dos seres vivos. Dinâmica dos genes na população.

58.35 Estágio supervisionado de Biologia II – 120 h*

Elaboração do plano de estágio.Definição do local do estágio.Desenvolvimento de atividades de participação, regência de Biologia e Programa de Saúde no ensino Médio e/ ou atividades de extensão e pesquisa além de participar de outras atividades científicas culturais que a escola estiver realizando no período do estágio. Relatório de estágio.

58.36 Programa de Saúde – 75 h

Contextualização da Saúde. A importância do biólogo no desenvolvimento do programa de saúde nas escolas. Princípios de higiene. Noções de saneamento básico. Principais doenças de transmissão ligadas a fatores de higiene. DST e drogas. Educação Sexual. Epidemiologia. Endemia e Pandemia. Causas e conseqüências das doenças epidemiológicas no país e no mundo.

58.37 Evolução Orgânica – 60 h

Teorias sobre a origem da vida. Teorias da evolução. As fontes de variabilidades. A organização da variabilidade genéticas nas populações. Isolamento reprodutivo e origem das espécies. As grandes linhas de evolução. Evolução do homem.

58.38 Biotecnologia – 60 h

Princípios éticos em biotecnologia. Bioética. Direito autoral. Projeto Genoma. Inseminação artificial e transferência de embriões. Transgênicos. Clonagem. CRBIO 1. Engenharia genética em animais e plantas. Terapias gênicas. Diagnóstico de doenças gênicas. Mapeamento de genes, seqüenciamento de DNA. Marcadores moleculares. Cultura de tecidos e células vegetais e animais.

LET. Libras - 60 h

As políticas de inclusão e exclusão sociais e educacionais. Modelos educacionais na educação de surdos. Aspectos históricos e culturais, linguísticos e sociais da surdez . vocabulário em língua de sinais brasileira. A mediação do conhecimento através de intérpretes de língua de sinais. O papel do intérprete de lingua de sinais na sala de aula. A definição do que representa o intérprete-pedagógico na educação de surdos.


Atividades acadêmico-científico-culturais - 200 h


As atividades complementares serão estimuladas como estratégia didática para garantir a interação teoria - prática como prevê as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Ciências Biológicas. O objetivo é proporcionar ao aluno a complementação dos conteúdos necessária para o desenvolvimento de múltiplas competências e habilidades previstas na formação profissional do discente. Sendo obrigatória e seu cumprimento indispensável para a colação de grau, nos termos da Resolução CNE/CP 2, aprovada em 19/02/2002.

Serão consideradas as atividades acadêmico-científico-culturais (AACC) promovidas por instituições públicas e privadas, enquadradas nos quatro grupos:


I. Atividades de Ensino;

II. Atividades de Pesquisa;

III. Atividades de Extensão científico-cultural e extensão comunitária;

IV. Representação estudantil e de classe.


EMENTARIO DAS DISCIPLINAS ELETIVAS

Para que estas disciplinas sejam ofertadas é necessário o mínimo de dez alunos matriculados conforme artigo 31 da Resolução CONSEPE 52/94.

Língua Portuguesa – 60 h

Produção e intelecção de textos, a teoria da dissertação, fundamentação lógica e gramatical. Intelecção de textos dissertativos, leitura, explicação, relatório, síntese, resenha, monografia e resumo. Tradução de Resumos em Português, Inglês ou Espanhol.

58.39 Aqüicultura - 60 h

Noções básicas sobre os requisitos ambientais e biológicos necessário para criação de organismos aquáticos tais como moluscos, crustáceos, peixes e algas. Ênfase nas técnicas de manejo, controle de doenças nas criações e peixes e algas. Ênfase nas técnicas de gestão e manejo, controle de doenças nas criações e aspectos econômicos importantes para o sucesso de empreendimentos nesta área. Noções básicas de controle da qualidade da água de criação e análises químicas dos principais fatores.

58.40 Apicultura - 60 h

Introdução. Posição sistemática. Biologia das abelhas. Benefícios proporcionados pelas abelhas. Instalação do apiário. O material apícola. Alimentação das colméias. Enxames. Inimigos e doenças das abelhas. Abelhas africanas. Inseminação. Planejamento de criação de um apiário.

58.41 Animais peçonhentos - 60 h

Noções sumárias de tetologia. Vidas associativas. Origens e tipos de parasitismo. Veneno e peçonha. Tipos de distribuição no reino animal. Artrópodes peçonhentos e vicariantes. Araneísmo e Escorpionismo. Hexápodos peçonhentos. Vertebrados venenosos e peçonhentos. Soros antiofídicos.

58.42 Botânica Econômica – 60 h

Taxonomia das espécies do cerrado. Incidência e importância das Monocotiledôneas e Dicotiledôneas na vegetação campestre. Aspectos ecológicos e fitogeográficos do cerrado. Fitotaxia e fitoanatomia das espécies do cerrado. Origem e distribuição da flora brasileira e seus recursos genéticos explorados e de interesse potencial. Legislação florestal e conservação da Biodiversidade do patrimônio fitogenético.

58.43 Conservação e preservação dos recursos naturais - 60 h

Problemas ambientais de caráter planetário. Ecossistema como unidade de estudo para conservação. Papel da população humana nos ecossistemas. Conceito, valor e variação do uso dos recursos. Conceito de conservação e preservação. Histórico, políticas, programas de preservação.

58.44 Citogenética - 60 h

Estrutura cromossômica e divisão celular. Os cromossomos mitóticos e meióticos. Heterocromatina e inativação genética. Aberrações cromossômicas. Cromossomos sexuais.

58.45 Desenho Técnico e Didático para o Ensino da Biologia - 60 h

Arquitetura de laboratórios, casa telada, caixas de manutenção de seres vivos. Desenho de espaço equipamentos, estruturas anatômicas e fisiológicas no auxilio de ensino. Projetos de instalações de experimentos e construções no campo e laboratório. Normas técnicas e perspectivas de apresentação.

58.46 Ecologia e poluição - 60 h

Elementos de Ecologia, causas da poluição, principais fontes de poluição. Mecanismos de dispersão e concentração dos poluentes, poluição do ar, solo, água, nuclear, térmica, química, sonora, por resíduos e por biocidas, abordando fontes, conseqüências no ambiente e nos seres vivos, medidas preventivas para cada tipo de poluição, conservação de recursos naturais (hídricos, minerais, florísticos e faunísticos). Implicações ambientais ligadas às áreas de formação.

58.47 Ecologia de áreas alagáveis - 60 h

Conceito de ecologia de áreas alagáveis. Distribuição, tipos e extensão destas no mundo. Origens das áreas alagáveis no Brasil. Característica ecológica das áreas alagava; aplicação do conceito de estabilidade de pulso a estas áreas; produção e decomposição; ciclos minerais e cadeias alimentares; adaptações. Conservação, importância e perdas de áreas alagáveis. Programas de conservação para estas. Desenvolvimento duradouro, recomendações para a conservação e o desenvolvimento de áreas alagáveis.

58.48 Filosofia - 60 h

Definição da filosofia, a origem do termo e o desenvolvimento do conhecimento mítico para o conhecimento cientifico. Demarcação do objeto da filosofia e sua localização no campo das ciências humanas X ciências naturais, o problema da fundamentação nas ciências humanas. Historia da filosofia; uma pequena abordagem das principais correntes filosóficas.

58.49 Fisiologia dos Animais - 60 h

Introdução. Propriedades fisiológicas dos músculos esqueléticos, liso e cardíaco. Fisiologia cardiovascular. Fisiologia da respiração. Fisiologia renal. Fisiologia da digestão. Endocrinologia. Fisiologia da reprodução (fêmea). Fisiologia da reprodução (machos). Fisiologia da lactação. Temperatura dos animais domésticos.

58.50 Fisiologia da Reprodução e Inseminação Artificial - 60 h

Introdução. Aspectos gerais na morfologia do sistema genital feminino. Puberdade e ciclo estral. Aspectos gerais na morfologia do sistema genital masculino. Puberdade e maturidade sexual. Acasalamento e fecundação. Gestação e parto eutócito. Inseminação artificial.

58.51 Genética humana - 60 h

Fundamentos de genética humana. Herança autossômica e ligada ao sexo. Estudos familiares e populacionais. Consangüinidade. Citogenética e Imuno-genética. Introdução a Genética Médica. Riscos empíricos e aconselhamento genético.

58.52 Ictiologia - 60 h

Sistemática, reprodução, crescimento e alimentação de peixes regionais. Métodos de estudos em peixes.

58.53 Introdução a limnologia - 60 h

Limnologia como Ciência. Principais ecossistemas lacustres do Brasil. Formação e distribuição dos lagos. Tipos e caracterização. Padrões de evolução dos lagos. Parâmetros físicos, químicos e biológicos. Limnologia no Brasil e no Pantanal de Mato grosso.

58.54 Manejo e Criações de Animais Silvestres - 60 h

Animais selvagens: importância econômica e social. Seu papel no equilíbrio ecológico. Características zoológicas. Comportamento dos animais selvagens em liberdade e em cativeiro. Captura. Contenção e transporte de animais selvagens. Criação, manejo, alimentação e reprodução de animais selvagens em cativeiro e em seu ambiente natural. Instalações para manutenção e criação de animais selvagens. Proteção e preservação dos animais selvagens.

58.55 Ornitologia - 60 h

Estudo da morfologia, fisiologia e taxonomia das aves regionais.

58.56 Piscicultura I - 60 h

Histórico dos peixes de água doce: introdução. Morfologia e anatomia. Hábitos e habitat. Adaptação e reprodução. Características

58.57 Piscicultura II – 60 h

Introdução e importância da piscicultura Noções sobre instalação de uma piscigranja. Espécies indicadas para a piscicultura. Alimentação de peixes de água doce. Formulação de ração. Manejo alimentar. Manejo reprodutivo. Policultivo. Piscicultura integrada. Características gerais e ciclo biológico. Noções de conservação e preparo de produtos e subprodutos para comercialização.

58.58 Probabilidade e Estatística - 60 h

Intervalo de confiança para média populacional. Intervalo de confiança para média quando a variância é desconhecida. Intervalo de confiança para a variância de uma população normal. Intervalo de confiança para o desvio-padrão. Intervalo de confiança para a proporção ou probabilidades. Intervalo de confiança para a diferença entre duas médias de duas populações normais. Intervalo de confiança para a diferença entre duas médias de duas populações normais.

58.59 Ranicultura - 60 h

Introdução e importância da ranicultura. Noções sobre instalação de um ranário. Espécies indicadas para um ranário. Alimentação de rãs. Formulação de ração. Manejo alimentar. Manejo reprodutivo. Policultivo. Características gerais e ciclo biológico das rãs. Noções de conservação e preparo de produtos e subprodutos para comercialização.

58.60 Sericicultura - 60 h

Conceito, histórico e importância da sericultura. O bicho da seda. Ovos. Alimentação do inseto. Instalações em sericicultura. Principais problemas de inimigos e doenças do bicho da seda. A seda e seus produtos. Planejamento de criação de sericicultura.

58.61 Biofísica de Moléculas-60 h

O Universo e sua composição. Teoria de Campo e a Biologia. Termodinâmica. Água. Soluções e Suspensões. Difusão. pH e Tampões.